segunda-feira, 26 de setembro de 2011

OBSERVAÇÃO DIRIGIDA COM GRUPOS DE TRABALHO




Tema da Aula

FATORES GEOLÓGICOS INTERNOS E EXTERNOS E O SUBSOLO.


ü  Compreender os Fatores Geológicos Internos e externos do nosso planeta e suas influencias na nossa vida diária;

ü  Explicar a formação do subsolo terrestre como apoio necessário para percebermos numa escala mais profunda, o extrativismo e a industrialização no Nordeste Brasileiro.


Técnicas utilizadas

Apresentação de Dinâmica de grupo


O professor reúne os alunos em pequenos grupos para explicar de forma clara e objetiva a importância dos fatores geológicos externos e internos como também o subsolo. Em seguida faz uma demonstração de como se dar o extrativismo e a industrialização no Brasil. E logo após introduz vários conceitos sobre subsolo, extrativismo e como se desenvolvem a maior biodiversidade que existe no Brasil.
Mostrar também, noções básicas sobre os aspectos físicos econômicos e culturais sobre a Região Nordeste do Brasil, entendendo-a como resultado de um modelo que resultou na acentuação das diferenças regionais.

1-Identificação:

Colégio: Escola Estadual de ensino fundamental e Médio “João da Mata”

Turma: “A”

Nº de alunos: 25 alunos

Data: 21/09/2011

Professora: Leilany Campos Barreto


2-Objetivo

ü  Tem como objetivo principal a descrição dos Fatores Geológicos Internos e Externos que ocorrem no nosso planeta, as principais conseqüências desses eventos para o nosso cotidiano e suas abrangências de forma geral

3-Finalidade

ü  Observar exemplos de Fatores Internos e externos;
ü  Conhecer um pouco sobre a formação dos subsolos;
ü  Conhecer as bases do extrativismo e industrialização no Brasil;
ü  Observar os aspectos físicos econômicos e culturais da Região Nordeste.
                                                         
                                                    Registro dos dados obtidos


Atividades a serem realizadas
Nome(s) do (s) responsáveis

ü Apresentar o conceito de Fatores Geológicos Internos e externos do nosso planeta e suas influencias na nossa vida diária;

ü Mostrar a importância dos solos para manutenção da vida no planeta;

ü Mostrar através de um vídeo a beleza dos fatores Externos, compreendidos pelas montanhas, belíssimos Vales, planície formadas por lagos, como também os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada etc.,

ü Levar os alunos a um rio próximo da escola e mostrar a biodiversidade daquele local e citar vários outros locais;

ü Mostrar no mapa geográfico onde esta localizada a região brasileira que se concentra a produção industrial no Brasil;



ü  Professores e Alunos


Avaliação

Discente

Docente

Auto
Hétero
Aspectos


üForam cumpridas todas as regras estabelecidas;

üO professor colaborou com todos os grupos;

üHouve respeito mútuo;

üTodos os grupos participaram da aula;


Os alunos dos grupos participaram ativamente;

Todos os grupos apresentaram-se devidamente equipados;

Cumpriram todas as regras;

Não sentiram dificuldades;

Todos os alunos dos grupos estavam atentos as atividades.
Cognitivos
Todos os alunos dos grupos demonstraram eficientes e atentos, habilidosos;

Testaram suas capacidades e criatividades;


Houve um aprendizado significativo.


     Afetivos
Ambas as relações foram pacíficas;


Houve respeito ao outro.





Bibliografia: 

SÍDNEY, MS. José Pereira, Ciências Naturais 03: Unidade III, Aula III. I: Fatores Geológicos Internos e Externos e o Subsolo. Vol.3. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, PP. 551 – 562.

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