segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sistema Nervoso

A Ciência diz que o sistema nervoso é o mais complexo de todos os sistemas humanos. Todo o nosso corpo está regido por ele. As células nervosas transmitem impulsos eletroquímicos e as informações são codificadas em nosso celebro.
O sistema nervoso forma no organismo uma rede de comunicação entre o celebro e todos os órgãos do corpo. Veja na ilustração abaixo:


O treinamento constante da mente resulta no estabelecimento de mais conexões entre as células do tecido nervoso. Ler, estudar, entender e praticar ações faz com que o nosso corpo ative as células nervosas. Quanto maior o número de conexões, mais desenvolvida será a inteligência de um individuo.

Como funciona o sistema Nervoso

O nosso sistema nervoso divide-se em central, periférico e autônomo, mas todos trabalham integrados e sincronizados.
O sistema nervoso central é formado pelo celebro e pela medula raquidiana ou espinhal; é protegida pelos ossos da caixa craniana e da coluna vertebral e também por membranas chamadas meninges.

O nosso celebro é constituído de oito áreas:

1) – Área frontal
 Função: planejamento, emoção e julgamento.
2) – Área da fala
Função: produção da fala e articulação.
3) – Área auditiva
Função: detecção e distribuição dos sons.
4) – Área da visão
Função: detecção, percepção e processamento de imagens.
5) – Área do paladar e do olfato
Função: detecção do gosto e do cheiro
6) – Área tátil
Função: processamento e interpretação das sensações de tato.
7) – Área motora
Função: coordenação do movimento corporal.
8) – área de Wernicke
Função: compreensão da linguagem

O sistema nervoso autônomo é formado por gânglios e nervos e é dividido em simpáticos e parassimpáticos. Tem a função de controlar os batimentos cardíacos, a secreção digestiva, os movimentos peristálticos etc. a diferença funcional entre os dois setores desse sistema (simpáticos e parassimpáticos) refere-se às substâncias libertadas em suas terminações.

 Os Neurônios
As células que fazem parte do sistema nervoso são chamadas de neurônios. A função dos neurônios é conduzir os impulsos nervosos.
      
O neurônio é composto por dentritos, corpo celular e axônio.
Os dentritos sempre trazem o impulso nervoso para o corpo celular, enquanto o axônio leva o impulso para fora do corpo celular.
O celebro humano tem aproximadamente 100 bilhões de neurônios.
Os neurônios são diferentes da maioria das células do corpo humano, porque tem capacidade muito limitada de regeneração.

Questão de Saúde
Estresse:
Doença do sistema nervoso
Estresse é uma doença que aflige muitas pessoas hoje em dia. Ela é provocada, entre outras causas, por trabalho em excesso e muita preocupação.
O estresse provoca nas pessoas dificuldades de dormir, prejudica a concentração e a memória, acarreta distúrbios digestivos, alem de outras difusões.
Pra evitar essa doença, é importante aliviar as tensões emocionais, procurando o que é chamado de higiene mental. Praticar esportes, ter momentos de lazer e dormir bem são maneiras de evitar o estresse.

Ao realizar este trabalho podemos verificar o quão complexo é o tecido nervoso, as funções que desempenha e a importância que tem para a vida do ser humano. Podemos comparar o sistema nervoso como um computador eletrônico, onde as informações trafegam a todo instante por circuitos formados por células vivas de diferentes nervos em forma de impulsos nervosos.


Referencia:
 JACOBE, S. W.; FRANCONE, C. A.  Anatomia e Fisiologia Humana. 3.ed.  São Paulo: Interamericana, 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário