sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CONSTRUÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS.


Para alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental 


DIVERSIDADES DE SERES VIVOS
          
                   
Objetivos:
·         Reconhecer a ampla diversidade animal;
·         Diferenciar os principais grupos de animais.

Materiais:
·         Cartolina;
·         Fotos de seres vivos que representem todos os reinos existentes (trazer diversas e repetidas).

Procedimentos:
·         Formam-se equipes de trabalhos, cada equipe escolherá as melhores imagens representativas de cada reino e as cortarão, de modo que fiquem todas do mesmo tamanho entre todos os grupos. As equipes cortarão a cartolina do mesmo tamanho das imagens. As imagens serão coladas sobre a cartolina. Está pronto seu jogo de memória.

O jogo deve ser jogado segundo as regras:

1.        As cartas são todas postas de cabeça pra baixo e embaralhadas;
2.        Definem-se os participantes do jogo;
3.       O primeiro jogador levanta o primeiro par de cartas, se os seres vivos que aparecem forem do mesmo reino, o jogador ganha as cartas e o direito de repetir a jogada; se as cartas forem diferentes, o jogador emborca as cartas novamente e passa a jogada para o próximo.

Avaliação:

·         Avaliar o educando através da participação, interesse e criatividade nos trabalhos realizados.




(...) Portanto, para efetivar a aprendizagem eficaz o ensino deve centrar-se na pesquiza-ação aproveitando-se o grande laboratório natural que é o próprio meio ambiente. (...) PEREIRA (1998).


Referências Bibliográficas

SILVA, Rivete Lima de-, Ciências Naturais II: Aula I. I – Seres vivos: Classificação Geral. Vol. 2. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, pp. 230 - 234.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir