sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A INTERNET COMO FONTE DE PESQUISA

 Sistema Nervoso 

O presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Nele vamos usar a internet como fonte de pesquisa e falar sobre o Sistema Nervoso. Consideramos o tema bastante interessante, uma vez que é uma oportunidade de aprofundar mais este tema.

O sistema nervoso é formado pelo encéfalo, medula espinal, que formam o sistema nervoso central (SNC) e os nervos e gânglios, que formam o sistema nervoso periférico (SNP). É também o sistema sensorial que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). Seus integrantes são os neurônios e os nervos, que  desempenham papéis importantes na coordenação motora.
O Sistema Nervoso é composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico: o primeiro constituído de encéfalo e medula espinal, é responsável por processar informações. O segundo, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.
O Sistema Nervoso tem como função de monitorar e coordenar a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano.  Sua unidade básica é a célula nervosa denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.

No entanto, o sistema nervoso central (S.N.C.), ou neuroeixo, é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Forma juntos com o sistema nervoso periférico, o sistema nervoso, e tem um papel fundamental no controle do corpo.
  
Porém, encéfalo  está dentro do crânio. E no humano mantém a tripla divisão em prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo, característica da evolução embrionária dos vertebrados. Esse órgão é composto pelo cérebro, bulbo cerebelo e ponte. O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide: “Miguel Nicolelis é responsável pelo desenvolvimento de um sistema que possibilita a movimentação de braços robóticos a partir de sinais cerebrais.  Os mais de duzentos estudos do mesmo, em neurociência ampliaram o entendimento dos mecanismos cerebrais e a possibilidade de que cérebro e robôs possam trabalhar juntos. Esses estudos estão sendo levados a vários centros de pesquisas do mundo.”
E o bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras. Já o cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento.
Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor. Portanto, a ponte tem função de transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.
E quanta medula espinhal é o prolongamento do bulbo que passa por dentro da coluna vertebral. É a partir da medula espinhal que ramificam-se os nervos. Ou seja, a medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. A medula funciona como um centro nervoso de atos involuntários e, também, como veículo condutor de impulsos nervosos. Da medula partem 31 pares de nervos raquidianos que se ramificam. Por meio dessa rede de nervos, a medula se conecta com as várias partes do corpo, recebendo mensagens e vários pontos e enviando-as para o cérebro e recebendo mensagens do cérebro e transmitindo-as para as várias partes do corpo. A medula possui dois sistemas de neurônios: o sistema descendente controla funções motoras dos músculos, regula funções como pressão e temperatura e transporta sinais originados no cérebro até seu destino.
“Uma técnica para tratar os sintomas do mal de Parkinson com suaves impulsos elétricos na medula espinhal teve sucesso num experimento com camundongos e poderá ser testada em humanos já em 2010. A técnica, idealizada por Nicolelis e desenvolvida pelo chileno Rômulo Fuentes, consiste em conectar um pequeno eletrodo uma lâmina de metal na coluna dos animais e ligá-lo a uma bateria que dispara impulsos elétricos com uma freqüência controlada. Nos roedores, a estratégia conseguiu reverter os sintomas de Parkinson, doença degenerativa que afeta a habilidade motora das pessoas e causa tremores. A nova técnica tem o potencial de substituir a chamada estimulação cerebral profunda, procedimento que hoje costuma ser o último recurso para pacientes em estágio avançado da doença. A técnica é um procedimento muito invasivo. "Você tem de entrar dez centímetros no cérebro e existe 5% de risco de sangramento que pode ser fatal", explica Nicolelis. "Além disso, só 25% a 30% dos pacientes que estão em estado avançado conseguem suportar essa cirurgia".
            Sistema Nervoso Periférico ou SNP é dividido em três partes principais, o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autônomo, e uma terceira parte chamada de sistema nervoso entérico.
            Para tanto, o sistema Nervoso Somático é o responsável pela coordenação dos movimentos do corpo e também por receber estímulos externos. Este é o sistema que regula as atividades que estão sob controle consciente. O  voluntário e autônomo,  está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntários. Já o Autônomo está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório. Como também, sistema nervoso autônomo é uma unidade funcional complementar, constituída pelo sistema simpático e parassimpático, dos quais depende o equilíbrio da vida orgânica. Eles têm função antagônica sobre o outro. São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador químico do SNA simpático é a acetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilcolina.
o sistema nervoso entérico (SNE) é uma terceira divisão do sistema nervoso central da qual não se fala muito. É uma rede de neurônios que inervam o sistema digestivo (trato gastrointestinal pâncreas, e vesícula biliar). Até há pouco tempo atrás, desconhecia-se a existência deste sistema nervoso totalmente especializado para as funções gástricas.


Bibliografia:

CHAVES, Dr. Jorge Cordeiro, Ciências Naturais III: Seção III. II Sistema Nervoso Vol. 3. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, pp. 447-454.

Sites:

<www.brasilescola.com ›... › Anatomia Humana - psiquiatriageral.com.br> Acesso em 31/08/2011

<www.infoescola.com › Biologia> Acesso em 31/08/2011

<pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso_central> Acesso em 31/08/2011

<vsites.unb.br/fef/downloads/keila/sistema_nervoso_autonomo.ppt> Acesso em 31/08/2011



<www.portalsaofrancisco.com.br/...sistema-nervoso/divisao-do-sistema-nervoso.php> Acesso em 31/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário