sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PLANO DE AULA - 7º ANO FUNDAMENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB VIRTUAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE POMBAL “JARIO VIEIRA FEITOSA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS
MODALIDADE À DISTÂNCIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PROFESSORA: ARISDÉLIA FONSECA FEITOSA
ALUNA: LEILANY CAMPOS BARRETO
MATRICULA: 91011111



PLANO DE AULA - 7º ANO FUNDAMENTAL



ESCOLA: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “João da Mata
DISCIPLINA: Ciências Naturais DATA: 19/10/2011
PROFESSOR: Leilany Campos Barreto
ASSUNTO (AULA/UNIDADE DIDÁTICA): Seres Vivos - Reino Fungi
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental (7º ano)
DURAÇÃO (Cronologia): 45 minutos
OBJETIVOS

Reconhecer a grande biodiversidade existente no grupo: mofos, bolores, cogumelos e orelhas-de-pau;

Identificar doenças causadas por fungos, especialmente no ser humano e plantas;

Reconhecer a importância dos fungos na produção de bebidas fermentadas, massa, álcool combustível, na área da saúde e medicina, produção de antibióticos, na ecologia, na reciclagem de nutrientes e remineralização do substrato.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

·  Reino Fungi:
    Bolores, Mofos, Fermentos, Levedos, Orelhas-de-pau, Trufas e cogumelos-de-chapéu.
ESTRATEGIA METODOLOGICA

·      Leitura e interpretação dos textos do livro didático;
·      Resumo com esquemas do conteúdo no quadro negro;
·      Resolução de exercícios do livro didático;
·      Aula multimídia com apresentação de slides no com imagens ilustrativas Power Point, do ser vivo abordado;
·      Documentários e/ou filmes sobre o tema.

RECURSOS DIDÁTICOS


·         Power Point; Livro didático; Quadro negro; TV e DVD.


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

·      Participação na resolução de exercícios;
·      Comportamento durante as aulas;
·      Interesse por novos conhecimentos sobre o tema estudado

Referências Bibliográficas: 

       BARROS, Carlos. PAULINO, Wilson. Ciências: Os Seres Vivos. 4, ed. São Paulo: Ática, 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário