sexta-feira, 25 de novembro de 2011

INDICADORES PARA A ANÁLISE DAS PROPOSTAS

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB-UFPB VIRTUAL
APOIO “JARIO VIEIRA FEITOSA”
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS
MODALIDADE A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO II

PROFESSORA: Arisdelia Fonseca M. A. Feitosa
ALUNA: Leilany Campos Barreto
MATRÌCULA: 91011111

INDICADORES PARA A ANÁLISE DAS PROPOSTAS


1-Aspecto criativo/ inovador (se houver, descreva o que é inovador na proposta Apresentadas? justificando).
A proposta pedagógica analisada é uma proposta que foi elaborada e construída com base em um processo criativo e inovador, pois as metodologias adotadas foram desenvolvidas com o objetivo de levar o aluno a conhecer o solo de um modo mais abrangente e diversificado, unindo à prática a teoria. É uma maneira mais divertida e eficaz, proporcionando ao aluno a oportunidade de desenvolver atitudes de cooperação e respeito ao outro, como também, à interação nos grupos em que convive e atua. Ou seja, é inovador também por que tem por finalidade desenvolver habilidades tanto a prática como a intelectual, que irão efetivar a aprendizagem cognitiva e efetiva dos alunos. Além de proporcionar uma consciência crítica sobre a abordagem da realidade, despertando assim, uma curiosidade epistemológica.

2-Intencionalidade/Finalidade (se a proposta explicita e contempla na dinâmica a intenção do autor).
Sim, a proposta explicita corresponde ao objetivo que o autor deseja almejar. Pois em toda a proposta desenvolvida, o autor tem realmente uma finalidade verdadeiramente objetiva, ao aplicar a dinâmica.

3-   A partir de uma suposta execução das ações previstas, identificar o que poderia ser trabalhado como conceitos disciplinares, atitudinais e transversais.
A meu ver essa proposta expressa conceitos disciplinares, atitudinais e transversais, onde os alunos ao participar ativamente das atividades propostas, eles estarão ao mesmo tempo adquirindo um aprendizado diversificado, diferenciado, motivador, como também aprendem a respeitar a atitude do outro e a contempla a natureza em modo geral, a qual proporciona um estudo mais abrangente sobre seus recursos naturais.
  
4-   Identificar a priori, a partir de uma suposta execução das ações previstas, o que poderia ser trabalhado em termos de competências e habilidades a serem desenvolvidas ou exploradas.
A execução desse projeto proposta visa à análise, observação e coleta do solo de maneira prática e abrangente, objetivando desenvolver competência e habilidades de modo diversificado e eficaz.

5. Especificar qual o papel do professor nessa proposta. (Compreenda a partir dos fundamentos teóricos estudados nesta disciplina)
O professor nessa proposta tem um papel fundamental, ele deve ser um grande mediador, colaborador e incentivador, orientador, estabelecer ordem de regência, organizador, deve compartilhar experiências e estabelecer relações interpessoais que sejam pacíficas, estar bem programado e informado sobre a realização das atividades propostas, para a obtenção do sucesso das suas metas, e para melhor compreensão dos alunos, para chegarem a atingir um aprendizado significativo.

6. Especificar qual o papel do aluno nessa proposta.
O aluno deve desenvolver atitudes de cooperação e respeito ao outro na realização dessas atividades, como também, está atento e participar ativamente da experiência pedagógica, transformando em um grande colaborador, ser investigador e questionador para um melhor aprendizado.

7. Especificar que outras abordagens poderiam ser trabalhadas.
Identificar as vantagens que o solo proporciona na vida dos seres vivos;

Mostrar que o solo é um recurso que deve ser preservado e cultivado corretamente;

Incentivar a preservação do solo;

Mostrar o que acontece quando o solo é explorado de maneira excessiva.

8. Metodologia e Atividades propostas (Se a metodologia e atividades permitem atingir os objetivos propostos).
Sim, tanto a metodologia como as atividades desenvolvidas nessa proposta, tem como objetivo ajudar os alunos construírem o seu próprio conhecimento em consonância com o que está em evidência, como também conhecer de um modo geral e diversificado sobre o recurso natural chamado solo, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolver atitudes de cooperação e respeito mútuo, possibilitando uma aprendizagem significativa vivenciada, unindo a teoria à prática.
 
9. Que perguntas o grupo gostaria de fazer ao autor do cenário em análise? O que gostaria de sugerir a ele? 
Qual o lugar exato para realização desse projeto?
Quais serão os recursos necessários para uma boa realização do Projeto?
Como o Projeto deve ser realizado?

10. Que críticas e sugestões você teria a apresentar acerca das propostas
Seria muito bom que esse tipo de projeto se realizasse realmente na prática?
São propostas muito importantes que devem ser realmente explorada e desenvolvidas nas escolas, tanto na pública como na privada.
Importante e necessário, trabalhar em cima dos recursos naturais.


"A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estado físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto" (Émile Durkheim).

Referências:
CAMPOS, Leilany Barreto, Aluno de Ciências Naturais do IV período, Pólo Presencial Jario Vieira Feitosa Pombal - PB. Crítica pessoal sobre o conteúdo em destaque.
Citação:
Educador brasileiro FREIRE, Paulo Reglus Neves (FREIRE, 1996);



ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA (ESTUDO DO SOLO)

Proposta pedagógica são bases do sucesso escolar, e que são construídas coletivamente e centralizada num bom planejamento. Porém, é um processo que precisa sempre estar sendo revisto e renovado. São metodologias que podem ajudar os alunos a pensarem de maneira lógica e a desenvolverem habilidades intelectuais valiosas.  “Ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua produção (FREIRE, 1996), exigindo do professor uma reflexão sobre sua prática em favor da autonomia e da formação dos alunos, uma relação dialética entre a docência e a discência mediada pelo diálogo.”
A proposta pedagógica analisada é uma proposta que foi elaborada e construída com base em um processo criativo e inovador, pois as metodologias adotadas têm por finalidade desenvolver habilidades tanto na prática como a intelectual, que irão efetivar a aprendizagem cognitiva e efetiva dos alunos. Além de proporcionar uma consciência crítica sobre a abordagem da realidade, despertando assim, uma curiosidade epistemológica.
A execução dessas metodologias inovadoras da proposta acima supracitada faz com que os alunos construam o seu próprio conhecimento em consonância com o que está em evidência no mundo atual, como também, proporciona a oportunidade de desenvolver atitudes de cooperação e respeito ao outro na realização dessas atividades que visa à interação nos grupos em que convive e atua. Possibilitando uma aprendizagem significativa vivenciada, unindo a teoria à prática. No entanto, são métodos que de um modo geral proporcionam aos discentes uma memorização mais eficiente, uma interpretação mais clara, uma compreensão mais fácil, um aprendizado mais rápido, eficaz e duradouro e uma aquisição de novos conhecimentos. É uma troca de experiência que faz com que os mesmos avancem na construção coletiva do saber. Onde professor e aluno buscam formas de realizar a interação entre a união da teoria e prática, reforçando o que está sendo trabalhado. Havendo assim, uma conjunção de ideias, ajudando no desenvolvimento de conceitos científicos, permitindo que os discentes aprendam abordar objetivamente o seu mundo. Com isso, A proposta pedagógica da escola deve ser norteadora do processo de ensino e metodológico da escola. Para Zabala (1998), por trás de qualquer proposta metodológica se escondem uma concepção do valor que se atribui ao ensino, assim como certas idéias mais ou menos formalizadas e explícitas em relação aos processos de ensinar e aprender.
Desse modo, a proposta pedagógica passa a ser um instrumento obrigatório, para que a comunidade escolar possa se organizar e construir, diante de suas referências e preferências, um instrumento impulsionador de atitudes democráticas, comunicativas e compartilhadas.
Portanto, o professor em sua prática docência deve ser um grande colaborador e incentivador, orientador, estabelecer ordem de regência, organizador, deve compartilhar experiências e estabelecer relações interpessoais que sejam pacíficas, estar bem programado e informado sobre a realização das atividades propostas, para a obtenção do sucesso das suas metas.

"(...) Cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita."                                            (Leonardo Boff)



Referências:
CAMPOS, Leilany Barreto, Aluno de Ciências Naturais do IV período, Pólo Presencial Jario Vieira Feitosa Pombal - PB. Crítica pessoal sobre o conteúdo em destaque.
Citação:
Educador brasileiro FREIRE, Paulo Reglus Neves (FREIRE, 1996);
ZABALA, A. A prática educativa - como ensinar. Ed. Art. Médicas - Porto Alegre, RS, 1998.


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