Baseado
no texto OBJETIVOS E CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL, DE ACORDO COM AS FASES DO
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL formule um objetivo relativo a cada um dos sete
conteúdos relacionados, mostrando como desenvolvê-lo na escola através de
atividades na sala de aula ou extracurriculares.
CONTEÚDOS, OBJETIVOS E
DESENVOLVIMENTO (ATIVIDADE).
1. Conteúdo: Identidade
sexual, figura corporal e gênero.
Objetivos:
o Perceber o seu corpo e poder reproduzir sua imagem
corporal;
o Respeitar as diferenças existentes no grupo e assim
construir uma identidade corporal pessoal e coletiva.
Desenvolvimento (atividade):
O
professor iniciará a aula conversando com os alunos (roda inicial) sobre suas
características (cor, peso, altura, etc.), sobre as características de suas
famílias e com quem têm semelhanças. Na
sequência, mobilizará os alunos a se desenharem em folhas de papel (cartazes),
com giz de cera, podendo usar também material
concreto como boneco, gravuras para possibilitar ao aluno conhecer cada parte
do seu corpo.
2. Conteúdo: Vínculos
afetivos e família.
Objetivos:
o Enfatizar a importância da afetividade no vinculo
familiar;
o Reconhecer que a família não se forma por acaso, mas
por compromissos, necessidades e afinidades de seus integrantes e entende-la não
como um grupo consanguíneo, mas também como a reunião de pessoas que compõem
conviver juntas.
Desenvolvimento
(atividade):
- Exposição dialogada: Falar sobre a
importância da família e os laços afetivos.
- Promover atividades
que envolva a família como fazer visita ao parque, bosque, passeios ecológicos
entre outros.
3. Conteúdo: Amigos e
companheiros
Objetivos:
o Valorizar e incentivar as relações entre as
amizades;
o Compreender que a amizade é um laço de amor,
sinceridade, respeito e de companheirismo.
Desenvolvimento
(atividade):
Motivação:
- Ao som da musica “Amigos pra
sempre” pedir que todos se levantem e caminhem pela sala cumprimentando-se uns
aos outros, apertando as mãos, abraçando com alegria, perguntando: Qual é o seu
nome? Quantos anos você tem? Onde você mora? Onde você estuda? O que você gosta
de fazer? De que você gosta de brincar ou fazer?
O Professor depois deve verificar se elas sabem as informações do coleguinha ao lado. Caso não incentive a buscar estas informações. Gancho: E aí? Gostaram de fazer novos amigos? Pois é! É sobre isso que falaremos hoje! (Colar um cartaz com título: “Amigos”).
O Professor depois deve verificar se elas sabem as informações do coleguinha ao lado. Caso não incentive a buscar estas informações. Gancho: E aí? Gostaram de fazer novos amigos? Pois é! É sobre isso que falaremos hoje! (Colar um cartaz com título: “Amigos”).
-
Promover trabalhos interativos, como oficinas pedagógicas, trabalhos em grupos.
4. Conteúdo: Nossa
origem
Objetivo:
o Descrever o processo de formação e desenvolvimento
dos bebês;
o Levar a criança a valorizar sua origem e conhecer
sua historia e a si mesmo;
Desenvolvimento
(atividade):
-
Aula
expositiva dialogada
- Uso de data show com
imagens do nascimento até a idade adulta
5. Conteúdo: A
linguagem
Objetivo:
o Identificar as partes que compõem o corpo e suas
funções;
o Desenvolver, com os movimentos, a coordenação motora
e a destreza no uso das partes do corpo.
Desenvolvimento
(atividade):
-
Iniciar
a aula abordando o tema gerador, por meio da roda de conversas;
- Construir um boneco e
nomear as partes do corpo;
- Desenhar o contorno do
corpo de um menino e de uma menina em papel grande. Trabalhar as diferenças
entre menino e menina.
- Promover pesquisas
sobre as partes do corpo no vocabulário popular.
6. Conteúdo: Abusos
sexuais
Objetivo:
o Conscientizar as pessoas no combate ao abuso sexual;
o Despertar na criança o desejo de lutar pelos seus
direitos, ou pelos direitos de alguns amigos que sofrem algum abuso sexual;
o Conhecer casos reais de abuso sexual;
Desenvolvimento
(atividade):
-
Aula
expositiva dialogada
- Promover palestras
- Promover caminhada com
distribuição de panfletos.
7. Conteúdo: Doenças
sexualmente transmissíveis
Objetivo:
o Alertar sobre as doenças sexualmente transmissíveis;
o Conscientizar sobre os sintomas de algumas DSTs;
o Estimular a busca de informações diferenciadas, como
textos, imagens, dados estatísticos, etc.
Desenvolvimento
(atividade):
Para
essa atividade o professor vai pedir aos alunos que tragam 2 cartolinas para
cada 6 grupos de alunos, canetas, lápis de cor, pesquisa realizada pelo aluno.
1) Inicialmente o professor
colocará a sigla DST ocupando grande parte da lousa, dizendo que será o assunto
a ser estudado. Em seguida, perguntará aos alunos qual o significado da sigla,
escrevendo-o.
2) Perguntar aos alunos quais DSTs
conhecem, elencando-as na lousa.
3) Nesse momento o professor deverá
priorizar algumas DSTs, para que os alunos aprofundem seu conhecimento, e
solicitará que tragam para a próxima aula os materiais citados acima.
4) Divida a sala em 2 ou 3 grupos,
com 10 alunos, aproximadamente, em cada um.
5) Na aula seguinte, entregue duas
cartolinas a cada grupo e peça que colem uma à outra. Depois, devem organizar
as informações que trouxeram (textos, fotos, dados estatísticos, regiões mais
atingidas no Brasil e/ou mundo, etc.).
O professor deve orientar os grupos
no sentido de que priorizem algumas informações, tais como: agente causador da
doença e seu nome científico, sintomas, imagens representando alguns sintomas,
possíveis tratamentos, prevenção.
6) Cada grupo deverá finalizar seu
cartaz; em seguida, todas as produções serão unidas, formando um cartaz
coletivo que será fixado na sala ou no corredor da escola.
Podendo após a aula os
alunos confeccionar panfletos e distribuir nas escolas Panfletos educativos.
Portanto,
mostramos como podemos desenvolver esses conteúdos na escola através de
atividades na sala de aula ou extracurriculares. Os conteúdos de orientação
sexual podem e devem ser abordados desde as primeiras series e o nível de
profundidade deve ser compatível com as etapas de desenvolvimentos. Pois hoje
apresentado à escola uma ferramenta que, em seu uso leva os alunos para ao
aprendizado de reflexão, não de maneira empírica, pois o aluno pode reavaliar
por si várias situações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário