ESQUEMA DESTACANDO AS QUATRO PARTES RELATIVAS À CONCEPÇÃO DE SEXO NA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
Nesse
esquema apresentamos uma analise retrospectiva das concepções de sexualidade no
desenvolvimento progressivo da humanidade, porém se trata dos grupos de
civilizações aos quais estamos vinculados, ou cujos padrões culturais exercem
uma influencia predominante sobre o mundo ocidental.
1- ETAPA: DA DIVINIZAÇÃO DO SEXO
1.1-
Elemento sexual para o homem primitivo e para as antigas Civilizações está nas artes, na religião, na vida social e cotidiana e
posteriormente na literatura, sendo o sexo levado à categoria divina.
1.2- Na época pré-histórica, e no período
paleolítico superior, primeiras representações artísticas de figuras humanas
tinham as partes sexuais em relevo.
1.3- Nas Civilizações antigas e no Oriente Médio o
sexo feminino era exaltado como símbolo de fecundidade.
1.4- Na Mesopotâmia e Ásia Menor e os povos semitas
prestavam cultos à natureza, considerando-a como grande Mãe, Deusa Mãe e terra
mãe. Ambos acreditavam que a origem de todas as coisas estava na mãe natureza.
Tendo como símbolo religioso as partes íntimas da mulher mais especificamente a
vagina.
1.5- Para o homem primitivo era impossível
estabelecer a relação entre ato sexual e a gravidez.
1.6- A partir do desenvolvimento da agricultura e
dos estudos de matemática e astrologia evidenciaram-se a participação do
elemento masculino na reprodução.
1.7- Na concepção dos povos antigos, a lua
pertencia ao sexo masculino unindo-se sexualmente a Terra Mãe, por meio de
observações ambos comprovaram a força da fecundidade, surgindo assim o culto do
deus masculino, deus filho; um deus que morre para novamente ressuscitar.
1.8- Portanto, o culto da Vagina foi imediatamente
complementado pelo culto do pênis, que posteriormente ocupa o lugar mais
destacado.
2- ETAPA: DA NATURALIZAÇÃO DO SEXO (etapa da personalização do sexo)
2.1- Os cultos primitivos a grande Mãe e a visão
fecundante da terra deixaram de ser importantes. Conseguindo homem distinguir e
separar o sexo da ideia de reprodução.
2.2- A nova civilização urbana se constitui em
volta do comércio.
2.3- O homem passou a ser distinguido pela cultura
clássica por dois elementos principais: como sendo “animal racional”, e
constituído pelos sentidos corporais e pela sexualidade.
2.4- O homem passa a ser
Integrado por dois comportamentos: um superior, representado pela mente, onde
se encontram os valores do espírito; outro inferior,
representado pelo corpo,
em que se manifestam os instintos animais, cuja expressão máxima é a
sexualidade.
2.5- A sociedade clássica
sofreu a influência da nova mentalidade urbana.
2.6- Nessa nova sociedade se distinguem mais a
utilização do sexo como prazer do que como elemento de reprodução. Gerando
também uma dupla concepção da mulher, destinada à reprodução, a mulher do lar e
a mulher profissional na arte do amor.
2.7- A primeira esposa se dedicava aos afazeres
domésticos e à criação dos filhos. A segunda será mulher presente em todas as
manifestações de alegria do mundo clássico.
2.8- O homem encontra a satisfação dos seus
instintos sexuais nos teatros, banquetes, termas e prostíbulos públicos.
2.9- O homem do mundo clássico perde o contato
direto com a natureza e a concepção de mistério e fatalismo.
2.10- A prostituição passa da esfera sagrada para a
profana. As mulheres se prostituíam nos templos e o dinheiro era dedicado
exclusivamente ao serviço divino.
2.11- A homossexualidade
feminina encontra no mundo clássico sua primeira forma de expressão, a que se
deve a origem do nome lesbianismo.
2.12- Uma nova visão da
vida concebida pelo cristianismo provocou uma transformação radical nos valores
culturais e morais até então vigentes.
2.13- A civilização clássica perde sua hegemonia,
surge uma nova civilização que se caracteriza pela tradição clássica, a cultura
germânica e a religião cristã.
3- ETAPA: A REPRESSÃO DO SEXO
3.1- a história foi dividida em dois períodos antes
e depois de Cristo. O cristianismo não teve sofreu perseguições por parte dos
imperadores romanos;
3.2- A partir do século IV, a mentalidade religiosa
transformou-se, Constantino aceita a nova fé e dá liberdade aos cristãos, o
cristianismo torna-se religião oficial do estado.
3.3- Predominando a concepção naturalista, onde se
afirma a superioridade do espírito sobre a matéria, o predomínio da alma sobre
o corpo.
3.4- Os cristãos se opõem a concepção do sexo como
um valor independente da reprodução;
3.5- O cristianismo
predomina nas cidades, enquanto que outros cultos surgem nas aldeias (pagus);
o termo “pagão”, habitante da aldeia, passa a ser sinônimo de não cristão.
3.6- - A visão cristã
criou um novo valor: a virgindade, no valor de eternidade, para o cristianismo
o sexo era vinculado ao pecado: o desejo sexual é fruto do pecado original de
Adão e Eva.
3.7- A reprodução era
admitida para aqueles que não conseguiam alcançar a
perfeição evangélica.
3.8- Na civilização cristã constituiu-se a
hegemonia do celibato e da virgindade Clérigos, frades e freiras se destacam
pela total abstinência sexual.
3.9- A reprodução sem sexo se fortalece no
nascimento de Cristo, onde Maria “não conheceu homem e concebeu o seu filho sem
a ruptura do hímen, conservando sua virgindade”.
3.10- Na nova civilização ocidental o hímen será
como símbolo da virgindade. O tema “sexo” é considerado imoral e vergonhoso e é
eliminado da sociedade. Atribuem uma censura moral a demonstração ou revelação
sexual.
3.11- É considerado ideal
que uma jovem chegue ao casamento na mais completa ignorância sexual.
3.12- A prostituição,
praticada antes publicamente, passa a ter uma vida clandestina na civilização
ocidental.
3.13- Esta mentalidade dominou durante 1500 anos
apesar de reações como o Renascimento, o cristianismo manteve sua influência
até o período da II Guerra Mundial a hegemonia europeia chega ao fim, os
pilares morais e religiosos da sociedade foram abalados. Surge uma nova época.
4- ETAPA: A PERSONALIZAÇÃO DO SEXO
4.1- Nessa etapa o sexo se manifesta de diversas
formas: em fotografias, no cinema, na televisão e, principalmente, na Internet.
Na literatura, na moda e nos costumes, seja o sexo está sempre em primeiro
plano.
4.2- Um
movimento de caráter eugênico, dirigido por médicos e eugenistas, defendia a
volta do homem ao seu estado primitivo, surgem às colônias nudistas.
4.3-A literatura da época se situada sobre a sexualidade
e a educação sexual.
4.4- A exploração direta
do sexo como produto de comercialização é feita por meio de fotografias, websites,
filmes, revistas e livros de caráter explicitamente erótico ou pornográfico.
4.5- A prostituição era um aspecto característico
nessa época. Mesmo sendo proibida em alguns países, era praticada tanto na alta
sociedade como na população de menor poder aquisitivo.
4.6- O homossexualismo masculino e feminino é
aceito. Os mesmos contraem direitos de cidadania reconhecida pública e
religiosamente. Reconhecendo que a
sexualidade não é apenas uma dimensão individual da pessoa, mas também uma
dimensão social.
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