UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB VIRTUAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE POMBAL “JARIO VIEIRA FEITOSA”
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS
MODALIDADE À DISTÂNCIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PROFESSORA: ARISDÉLIA FONSECA FEITOSA
ALUNA: LEILANY CAMPOS BARRETO
MATRICULA: 91011111
PLANO DE AULA - 7º ANO FUNDAMENTAL
ESCOLA: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “João da Mata”
DISCIPLINA: Ciências Naturais DATA: 19/10/2011
PROFESSOR: Leilany Campos Barreto
ASSUNTO (AULA/UNIDADE DIDÁTICA): Seres Vivos - Reino Fungi
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental (7º ano)
DURAÇÃO (Cronologia): 45 minutos
OBJETIVOS
Reconhecer a grande biodiversidade existente no grupo: mofos, bolores, cogumelos e orelhas-de-pau;
Identificar doenças causadas por fungos, especialmente no ser humano e plantas;
Reconhecer a importância dos fungos na produção de bebidas fermentadas, massa, álcool combustível, na área da saúde e medicina, produção de antibióticos, na ecologia, na reciclagem de nutrientes e remineralização do substrato.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· Reino Fungi:
Bolores, Mofos, Fermentos, Levedos, Orelhas-de-pau, Trufas e cogumelos-de-chapéu.
ESTRATEGIA METODOLOGICA
· Leitura e interpretação dos textos do livro didático;
· Resumo com esquemas do conteúdo no quadro negro;
· Resolução de exercícios do livro didático;
· Aula multimídia com apresentação de slides no com imagens ilustrativas Power Point, do ser vivo abordado;
· Documentários e/ou filmes sobre o tema.
RECURSOS DIDÁTICOS
· Power Point; Livro didático; Quadro negro; TV e DVD.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
· Participação na resolução de exercícios;
· Comportamento durante as aulas;
· Interesse por novos conhecimentos sobre o tema estudado
Referências Bibliográficas:
BARROS, Carlos. PAULINO, Wilson. Ciências: Os Seres Vivos. 4, ed. São Paulo: Ática, 2009.
gostei muito desse plano deaula
ResponderExcluirÓtimo!
ResponderExcluirperfect
ResponderExcluir