DIVERSIDADES DE SERES VIVOS
Objetivos:
· Reconhecer a ampla diversidade animal;
· Diferenciar os principais grupos de animais.
Materiais:
· Cartolina;
· Fotos de seres vivos que representem todos os reinos existentes (trazer diversas e repetidas).
Procedimentos:
· Formam-se equipes de trabalhos, cada equipe escolherá as melhores imagens representativas de cada reino e as cortarão, de modo que fiquem todas do mesmo tamanho entre todos os grupos. As equipes cortarão a cartolina do mesmo tamanho das imagens. As imagens serão coladas sobre a cartolina. Está pronto seu jogo de memória.
O jogo deve ser jogado segundo as regras:
1. As cartas são todas postas de cabeça pra baixo e embaralhadas;
2. Definem-se os participantes do jogo;
3. O primeiro jogador levanta o primeiro par de cartas, se os seres vivos que aparecem forem do mesmo reino, o jogador ganha as cartas e o direito de repetir a jogada; se as cartas forem diferentes, o jogador emborca as cartas novamente e passa a jogada para o próximo.
Avaliação:
· Avaliar o educando através da participação, interesse e criatividade nos trabalhos realizados.
(...) Portanto, para efetivar a aprendizagem eficaz o ensino deve centrar-se na pesquiza-ação aproveitando-se o grande laboratório natural que é o próprio meio ambiente. (...) PEREIRA (1998).
Referências Bibliográficas
SILVA, Rivete Lima de-, Ciências Naturais II: Aula I. I – Seres vivos: Classificação Geral. Vol. 2. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, pp. 230 - 234.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir