Meu marido alega que a água quente demora mais para ferver do que a água fria, porque está no processo de esfriar quando você a põe no fogo. Eu acho isso ridículo. Mas ele estudou física na faculdade, e eu não.
Que nota ele tirou em física? Pelo jeito, a sua intuição está rendendo mais do que a taxa de matrícula dele, porque você está certa e ele está errado.
Posso imaginar o que ele está pensando, no entanto. Aposto que é alguma coisa a respeito de impulso, porque, se algum objeto já estiver caindo – imagina-se que na temperatura -, será preciso mais tempo e esforço para fazê-lo dar a volta e subir outra vez. Primeiro você tem de neutralizar seu impulso para baixo.
Isso tudo está muito bem para objetos físicos, mas temperatura não é um objeto físico. Quando a previsão do tempo diz que a temperatura está caindo, não esperamos que ela fosse se espatifar.
Temperatura é apenas nossa maneira humana, artificial, de expressar a velocidade média das moléculas numa substância, porque essa velocidade é que faz uma substância ficar quente; quanto mais rápido é o movimento das moléculas, mais quente a substância fica. Não podemos entrar lá e medir a velocidade de uma única molécula, de modo que inventamos o conceito de temperatura. De fato, é pouco mais que um número prático.
Numa panela de água quente, bilhões de moléculas estão correndo de um lado para outro a uma velocidade média mais alta do que numa panela de água fria. Nossa tarefa em aquecer a panela é dar-lhe mais energia para essas moléculas e torná-lasainda mais rápidas – no final, rápidas o bastante para ferverem. É óbvio, então, que moléculas já quentes exigem menos energia adicional que as frias, porque elas já estão a meio caminho da linha final: o ponto de ebulição. Portanto, a água mais quente vai ferver primeiro.
E você pode dizer para ele que fui eu quem disse.
O uso de água quente da torneira pode não ser prudente por outro motivo. As casas mais velhas têm canos de cobre, que são soldados com soldas que contém chumbo. A água quente pode carregar quantidades minúsculas de chumbo, que é um veneno cumulativo. Portanto, é uma boa idéia sempre usar água fria para cozinhar.
È vai levar mais tempo para ferver, mas, como você vai viver mais, pode contar com
esse tempo.
WOLKE, Robert L. O que Einstein disse a seu cozinheiro: A ciência na cozinha: (Inclui receitas). Tradução Helena
Londres. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, p. 163, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário