A teoria da origem das espécies proposta por Charles Darwin
“Devemos, no entanto, reconhecer, como me parece, que o homem com todas as suas nobres qualidades... ainda sofre em sua prisão corpórea a indelével marca de sua humilde origem”. (Charles Darwin)
A Origem das Espécies do naturalista britânico Charles Darwin, é um livro muito importante sobre a história da ciência, apresentando a Teoria da Evolução. Nele Darwin apresenta evidencias abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade das espécies é resultado de um processo que passa de geração para geração com modificações, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural e que as espécies se multiplicam sucessivamente a partir de formas ancestrais. Segundo Darwin: “O homem ainda traz em sua estrutura física a marca indelével de sua origem primitiva”.
Ele dizia que as espécies se originavam por processos inteiramente naturais. Sabemos que hoje o evolucionismo se expandiu rapidamente adaptando-se aos conhecimentos científicos.
Esse breve comentário tenta sintetizar os comentários sobre a história da Evolução, tentando enfrentar os problemas e críticas aos qual Darwin foi submetido quando mostrou ao mundo suas ideias. Podemos dizer que a maioria das pessoas ainda desconhece o que se trata sobre Evolução, seus conceitos, suas bases, mesmo sendo um assunto muito complexo e obscuro ate para muitos biólogos. Como disse Darwin “há beleza nessa visão da vida”. Acho que ele quis dizer que vale apena aprender sobre a Teoria da Evolução e vermos o mundo como o maximo de atenção e sermos capazes de questionar o que vemos. Ao contrario de Darwin, nós não precisamos ter medo de buscarmos respostas e transmitir o que pensa a maioria das pessoas. Precisamos é de tentar convencer, por meio de argumentos e evidencias que aquilo que defendemos esta de acordo com a realidade de tudo que nos cerca e que devemos valorizar e ensinar para os nossos alunos de forma clara e precisa.
Referencias:
Disponível em: <http://www.frasesfamosas.com.br/de/charles-darwin.html> Acesso em 21 de Nov. de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário