CHAVES, Dr. Jorge Cordeiro, Ciências Naturais: Aula III. I; Sistema Endócrino. Vol. 3. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, pp. 447-454.
O autor do texto “Sistema Endócrino” Jorge Chaves Cordeiro é Professor de Ciências Naturais do curso de Graduação em Ciências Naturais (Licenciatura a Distância) da Universidade Federal daParaíba. O presente texto foi editado pela editora Universitária/UFPB João Pessoa 2009, fazendo parte do livro Ciências Naturais volume 3. Possui 566 páginas.
Dr. Jorge Chaves cordeiro
O Sistema Endócrino é composto pelo conjunto de glândulas uni e pluricelulares, que apresentam como atividade características a produção de secreções chamadas de hormônios, que pecorre na corrente sanguinea e irão atuar em outra parte do organismo, com função de controlar ou auxiliar o controle de sua função. Os hormônios influenciam praticamente sobre todas as funções dos demais sistemas corporais.
No entanto, o hipófise situa-se na base do encéfalo, em uma cavidade do osso esfenóide chamada tela túrcica. Alguns hormônios, produzidos pela hipófise são denominados trópicos (ou tróficos) atuam sobre outras glândulas endócrinas. Já hipotálamo é localizado no cérebro, acima da hipófise é conhecido por exercer controle sobre ela ( hipófise) por meios de conexões neurais e substâncias semelhantes a homônios Chamados fatores desencadeados. A glândula tireóide está situada na boca do pescoço, abaixo do pomo de Adão. E tem função de produzir, armazenar e liberar homônios tireoideanos na corrente sanguinea. Nas adenais ou supra-renais, as glandulas secretam os hormonios aldosterona, o glicocorticóide cortisol, catecolaminas e os sexsuais ou androgênicos. Estes tipos de homônios agem em vários órgãos e participam de todo o metabolismo do corpo. O pâncreas é uma glândula do sistema digestivo e endócrino (dos animais vertebrados). Ele é tanto exócrito ( secretando suco pancreático que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormonios, como a insulina, glucagon e somatostatina). Os ovários, são orgãos onde são produzidos os gametas femininos , tanto nos animais como nas plantas. Possuem uma região medular rica em vasos e a cortical, onde localizam os folículos. Os testículos é conhecido como a gônada sexual masculina dos animais sexuados produzindo as células de fecudação chamadas de espermatozóides, (gametas masculinos). Nos mamíferos ocorre aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Nos seres humanos , os testículos são suspensos pelos cordões espermáticos formados por vasos sangúineos e linfáticos, nervosos, músculo cremaster, epidídimo e canal deferente. O sistema endócrino é importante e fundamental na regulação e na produção de alguns homônios ou outros produtos que auxiliam na manutenção do bom funcionamento do organismo.
Concordo que o texto é de grande relevância e de fundamental importância para aquisição de conhecimentos e aprimoramento do desenvolvimento profissional e acadêmico. E tem como propósito sugerir, ao leitor, reflexões acerca do desenvolvimento do Ensino de Ciências, razões pelas quais considero valiosa sua leitura.
Portanto, o autor do texto “O Sistema Endócrino” relata de forma suscinta e detalhada o quanto o sistema endócrino é importante nos principais órgãos produtores de homônios do homem, descrevendo detalhadamente suas definições e funções. O referido texto possui uma rica contribuição quanto a abordagem sobre constituição dos órgão do sistema endócrino, uma vez que se pode ter uma visão ampla, diante do conteúdo explorado e de como estão distribuídos os fatos científicos em relação ao texto. É no entanto, uma obra destinada aos estudantes universitarios principalmente os da area de Ciencias Naturais. O organismo precisa detectar a cada momento a necessidade de uma maior ou menor quantidade de um determinado hormônio para o nosso corpo, por isso a importância do Sistema Endócrino para um bom funcionamento do corpo humano.
Leilany Campos Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UFPB Virtual (UAB).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário