Tema da Aula
FATORES GEOLÓGICOS INTERNOS E EXTERNOS E O SUBSOLO.
ü Compreender os Fatores Geológicos Internos e externos do nosso planeta e suas influencias na nossa vida diária;
ü Explicar a formação do subsolo terrestre como apoio necessário para percebermos numa escala mais profunda, o extrativismo e a industrialização no Nordeste Brasileiro.
Técnicas utilizadas
Apresentação de Dinâmica de grupo
O professor reúne os alunos em pequenos grupos para explicar de forma clara e objetiva a importância dos fatores geológicos externos e internos como também o subsolo. Em seguida faz uma demonstração de como se dar o extrativismo e a industrialização no Brasil. E logo após introduz vários conceitos sobre subsolo, extrativismo e como se desenvolvem a maior biodiversidade que existe no Brasil.
Mostrar também, noções básicas sobre os aspectos físicos econômicos e culturais sobre a Região Nordeste do Brasil, entendendo-a como resultado de um modelo que resultou na acentuação das diferenças regionais.
1-Identificação:
Colégio: Escola Estadual de ensino fundamental e Médio “João da Mata”
Turma: “A”
Nº de alunos: 25 alunos
Data: 21/09/2011
Professora: Leilany Campos Barreto
2-Objetivo
ü Tem como objetivo principal a descrição dos Fatores Geológicos Internos e Externos que ocorrem no nosso planeta, as principais conseqüências desses eventos para o nosso cotidiano e suas abrangências de forma geral
3-Finalidade
ü Observar exemplos de Fatores Internos e externos;
ü Conhecer um pouco sobre a formação dos subsolos;
ü Conhecer as bases do extrativismo e industrialização no Brasil;
ü Observar os aspectos físicos econômicos e culturais da Região Nordeste.
Registro dos dados obtidos
Atividades a serem realizadas | Nome(s) do (s) responsáveis |
ü Apresentar o conceito de Fatores Geológicos Internos e externos do nosso planeta e suas influencias na nossa vida diária; ü Mostrar a importância dos solos para manutenção da vida no planeta; ü Mostrar através de um vídeo a beleza dos fatores Externos, compreendidos pelas montanhas, belíssimos Vales, planície formadas por lagos, como também os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada etc., ü Levar os alunos a um rio próximo da escola e mostrar a biodiversidade daquele local e citar vários outros locais; ü Mostrar no mapa geográfico onde esta localizada a região brasileira que se concentra a produção industrial no Brasil; | ü Professores e Alunos |
Avaliação
Discente | | Docente | |
Auto | Hétero | Aspectos | |
üForam cumpridas todas as regras estabelecidas; üO professor colaborou com todos os grupos; üHouve respeito mútuo; üTodos os grupos participaram da aula; | Os alunos dos grupos participaram ativamente; Todos os grupos apresentaram-se devidamente equipados; Cumpriram todas as regras; Não sentiram dificuldades; Todos os alunos dos grupos estavam atentos as atividades. | Cognitivos Todos os alunos dos grupos demonstraram eficientes e atentos, habilidosos; Testaram suas capacidades e criatividades; Houve um aprendizado significativo. | Afetivos Ambas as relações foram pacíficas; Houve respeito ao outro. |
Bibliografia:
SÍDNEY, MS. José Pereira, Ciências Naturais 03: Unidade III, Aula III. I: Fatores Geológicos Internos e Externos e o Subsolo. Vol.3. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, PP. 551 – 562.
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