quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CATEGORIAS DA EA



CATEGORIAS DA EA

A partir do esquema gráfico, abaixo ilustrado, interprete e descreva sobre cada uma das categorias fundamentais para que se possa de fato desenvolver projetos de Educação Ambiental no âmbito escolar. Redija um texto próprio comentando sobre cada uma das categorias acima citadas e sua relação com a Educação Ambiental. Fundamente este texto, citando PELO MENOS DOIS AUTORES.




TEXTO

Princípios gerais das categorias fundamentais para que se possa de fato desenvolver projetos de Educação Ambiental no âmbito escolar.
● Sensibilização: Requer da população uma mudança de atitude, pois precisamos de uma atitude mais correta e com isso alcançar o pensamento sistêmico;
● Compreensão: Todos pensando juntos os conhecimentos dos mecanismos que regem os sistemas naturais;
● Responsabilidade: Somos os principais protagonistas dessa história que precisa ser refeita por todos em prol da Educação Ambiental;
● Competência: o mundo nos oferece condições para agirmos e lutar pela defesa do meio em que vivemos;
● Cidadania: podemos transformar a nossa participação em potenciais caminhos para programar alternativas diversificadas de democracia participativa, notadamente a garantia do acesso à informação e a consolidação de canais abertos para uma participação plural e com isso caminhos para uma educação para a participação.
Com isso vimos que as questões ambientais tem tido uma grande importância em nossa sociedade. Nos últimos anos, as questões ambientais têm adquirido uma grande importância em nossa sociedade. Com as mudanças que o mundo vem sofrendo tem aumentado a constante busca pelos problemas sociais.
Nesse sentido, a solução para esse quadro não está no retorno à vida nas cavernas, mas no lento e difícil processo ético e legal de informação e educação que leve as pessoas a uma convivência saudável com o planeta (BENJAMIM, 2002).
Podemos ampliar a educação ambiental para as escolas como uma pratica educativa e defini-la como elemento integrado dos sistemas educacionais de que a sociedade dispõe.
Para tanto, a dimensão política da educação ambiental torna-se fundamental, no sentido que ela reivindica e prepara os cidadãos para exigir justiça social, cidadania nacional e planetária, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza (REIGOTA, 1994). A educação ambiental não é um conto de fadas que possa ser solucionados de imediatos todos os problemas, mas é um processo continuo de aprendizagem de conhecimento e exercício da cidadania, levando os indivíduos a pensar e capacita-los para uma visão critica da real situação e uma atuação consciente no mundo que estamos inseridos que é o nosso espaço social.
Assim, a educação ambiental surge, então, como um processo contínuo de construção da cidadania, buscando reformular comportamentos e recriar valores que gerem práticas individuais e coletivas no cotidiano. É também uma forma de intervenção nos aspectos sociais, econômicos, políticos, éticos, culturais e estéticos, e uma ideologia que conduz à melhoria da qualidade de vida (AB’SABER, 1993; PELICIONI, 2000).
Com isso surge a necessidade de todos os seres que respiram se conscientizar sobre a necessidade d conservar e defender o meio ambiente para as atuais e futuras gerações. Pois precisamos começar a educação ambiental na infância, isso se torna uma tarefa inquestionável, juntos todas precisam elaborar projetos que possa mudar o comportamento de muitos e com isso se tornarem agentes em defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável.
Portanto com essas categorias acima citadas o nosso maior desafio é despertar em todos os seres humanos o desejo de aprender e consequentemente mudar alguns hábitos, mas a sociedade só agirá de forma sustentável quando existir a tomada de consciência de que as nossas relações sociais e nossos estilos de vida apresentar impacto direto sobre o meio ambiente.


REFERENCIAS:
BENJAMIN, A. H. Introdução à Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. In: PHILIPPI, Jr. A.; ALVES, A. C.; ROMÉRO, M. A. e BRUNA, G.C. Meio ambiente, direito e cidadania. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Direito, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, NISAM: Signus Editora, 2002.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental? São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos).
AB’SABER, A. Universidade brasileira na (re) conceituação da educação ambiental. Educação Brasileira, v. 15, n. 31, p. 107-115, 1993.
PELICIONI, M. C. F. Educação em saúde e educação ambiental – Estratégias de construção da Escola Promotora da Saúde. 2000. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

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