domingo, 20 de janeiro de 2013




Será que as escolas da sua comunidade já incluem a educação sexual no currículo?
Sim
EM CASO AFIRMATIVO:
1-Como se estrutura?
A escola pesquisada foiA escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João da Mata”. No entanto, esta escola trabalha a sexualidade de acordo com os conteúdos programáticos que estão relacionados com os estudos das ciências naturais e da Biologia e através de informações, seja a escola aborda assuntos como “O sistema reprodutor da Mulher e do Homem, sobre as doenças sexualmente transmissíveis, sobre a gravidez, incentivo do uso do preservativo entre outros”. Esses assuntos envolvem educação sexual, mas não em sua totalidade.

2-Trata-se de um trabalho sistemático?
Na verdade a educação sexual na nossa escola não é totalmente de forma sistemática, e sim repassada aos alunos de maneira praticamente informal, através apenas de informações científica obedecendo apenas os conteúdos programáticos dos livros didáticos. Para que se programe uma educação sexual sistemática nesta escola devemos  primeiro capacitar nossos profissionais, como também trabalhar essa ideia com os pais de alunos que em sua maioria ainda ver esse assunto como tabu e distorção de valores. Por isso, não programamos a educação sexual em nosso currículo escolar.
3-Que qualificações são consideradas importantes para o educador tratar de temas sexuais?
Para que o educador possa tratar temas sexuais em sua aula, é necessário que o mesmo tenha conhecimento sobre o assunto para que as informações possam chegar ao aluno de forma correta, e que possam produzir-nos mesmos padrões de valores éticos para viverem e conviverem em uma sociedade moderna sem preconceito e tabu. É necessário que o professor tenha uma formação moral aberta ao novo.

EM CASO NEGATIVO:
1-Por que a escola não segue as recomendações dos PCN? Lembramos:
Geralmente a escola não segue as recomendações dos PCN porque a sexualidade é um assunto que gera muita polêmica, principalmente para os pais de alunos que em sua maioria são desinformados e alguns ainda seguem valores de suas gerações e, enxergam o sexo com muito preconceito e tabu. Mas também tem a falta de preparação dos profissionais,  o desinteresse dos gestores, o medo de aumentar os problemas familiares com a escola, por não achar que a educação sexual seja tão importante quantas outras disciplinas, entre outros.

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