domingo, 20 de janeiro de 2013



ESQUEMA DESTACANDO AS QUATRO PARTES RELATIVAS À CONCEPÇÃO DE SEXO NA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
  

Nesse esquema apresentamos uma analise retrospectiva das concepções de sexualidade no desenvolvimento progressivo da humanidade, porém se trata dos grupos de civilizações aos quais estamos vinculados, ou cujos padrões culturais exercem uma influencia predominante sobre o mundo ocidental.


1- ETAPA: DA DIVINIZAÇÃO DO SEXO
1.1- Elemento sexual para o homem primitivo e para as antigas Civilizações está nas artes, na religião, na vida social e cotidiana e posteriormente na literatura, sendo o sexo levado à categoria divina.
1.2- Na época pré-histórica, e no período paleolítico superior, primeiras representações artísticas de figuras humanas tinham as partes sexuais em relevo.
1.3- Nas Civilizações antigas e no Oriente Médio o sexo feminino era exaltado como símbolo de fecundidade.
1.4- Na Mesopotâmia e Ásia Menor e os povos semitas prestavam cultos à natureza, considerando-a como grande Mãe, Deusa Mãe e terra mãe. Ambos acreditavam que a origem de todas as coisas estava na mãe natureza. Tendo como símbolo religioso as partes íntimas da mulher mais especificamente a vagina.
1.5- Para o homem primitivo era impossível estabelecer a relação entre ato sexual e a gravidez.
1.6- A partir do desenvolvimento da agricultura e dos estudos de matemática e astrologia evidenciaram-se a participação do elemento masculino na reprodução.
1.7- Na concepção dos povos antigos, a lua pertencia ao sexo masculino unindo-se sexualmente a Terra Mãe, por meio de observações ambos comprovaram a força da fecundidade, surgindo assim o culto do deus masculino, deus filho; um deus que morre para novamente ressuscitar.
1.8- Portanto, o culto da Vagina foi imediatamente complementado pelo culto do pênis, que posteriormente ocupa o lugar mais destacado.

2- ETAPA: DA NATURALIZAÇÃO DO SEXO (etapa da personalização do sexo)

2.1- Os cultos primitivos a grande Mãe e a visão fecundante da terra deixaram de ser importantes. Conseguindo homem distinguir e separar o sexo da ideia de reprodução.
2.2- A nova civilização urbana se constitui em volta do comércio.
2.3- O homem passou a ser distinguido pela cultura clássica por dois elementos principais: como sendo “animal racional”, e constituído pelos sentidos corporais e pela sexualidade.
2.4- O homem passa a ser Integrado por dois comportamentos: um superior, representado pela mente, onde se encontram os valores do espírito; outro inferior,

representado pelo corpo, em que se manifestam os instintos animais, cuja expressão máxima é a sexualidade.
2.5- A sociedade clássica sofreu a influência da nova mentalidade urbana.
2.6- Nessa nova sociedade se distinguem mais a utilização do sexo como prazer do que como elemento de reprodução. Gerando também uma dupla concepção da mulher, destinada à reprodução, a mulher do lar e a mulher profissional na arte do amor.
2.7- A primeira esposa se dedicava aos afazeres domésticos e à criação dos filhos. A segunda será mulher presente em todas as manifestações de alegria do mundo clássico.
2.8- O homem encontra a satisfação dos seus instintos sexuais nos teatros, banquetes, termas e prostíbulos públicos.
2.9- O homem do mundo clássico perde o contato direto com a natureza e a concepção de mistério e fatalismo.
2.10- A prostituição passa da esfera sagrada para a profana. As mulheres se prostituíam nos templos e o dinheiro era dedicado exclusivamente ao serviço divino.
2.11- A homossexualidade feminina encontra no mundo clássico sua primeira forma de expressão, a que se deve a origem do nome lesbianismo.
2.12- Uma nova visão da vida concebida pelo cristianismo provocou uma transformação radical nos valores culturais e morais até então vigentes.
2.13- A civilização clássica perde sua hegemonia, surge uma nova civilização que se caracteriza pela tradição clássica, a cultura germânica e a religião cristã.

3- ETAPA: A REPRESSÃO DO SEXO

3.1- a história foi dividida em dois períodos antes e depois de Cristo. O cristianismo não teve sofreu perseguições por parte dos imperadores romanos;
3.2- A partir do século IV, a mentalidade religiosa transformou-se, Constantino aceita a nova fé e dá liberdade aos cristãos, o cristianismo torna-se religião oficial do estado.
3.3- Predominando a concepção naturalista, onde se afirma a superioridade do espírito sobre a matéria, o predomínio da alma sobre o corpo.
3.4- Os cristãos se opõem a concepção do sexo como um valor independente da reprodução;
3.5- O cristianismo predomina nas cidades, enquanto que outros cultos surgem nas aldeias (pagus); o termo “pagão”, habitante da aldeia, passa a ser sinônimo de não cristão.

3.6- - A visão cristã criou um novo valor: a virgindade, no valor de eternidade, para o cristianismo o sexo era vinculado ao pecado: o desejo sexual é fruto do pecado original de Adão e Eva.
3.7- A reprodução era admitida para aqueles que não conseguiam alcançar a
perfeição evangélica.
3.8- Na civilização cristã constituiu-se a hegemonia do celibato e da virgindade Clérigos, frades e freiras se destacam pela total abstinência sexual.
3.9- A reprodução sem sexo se fortalece no nascimento de Cristo, onde Maria “não conheceu homem e concebeu o seu filho sem a ruptura do hímen, conservando sua virgindade”.
3.10- Na nova civilização ocidental o hímen será como símbolo da virgindade. O tema “sexo” é considerado imoral e vergonhoso e é eliminado da sociedade. Atribuem uma censura moral a demonstração ou revelação sexual.
3.11- É considerado ideal que uma jovem chegue ao casamento na mais completa ignorância sexual.
3.12- A prostituição, praticada antes publicamente, passa a ter uma vida clandestina na civilização ocidental.
3.13- Esta mentalidade dominou durante 1500 anos apesar de reações como o Renascimento, o cristianismo manteve sua influência até o período da II Guerra Mundial a hegemonia europeia chega ao fim, os pilares morais e religiosos da sociedade foram abalados. Surge uma nova época.

4- ETAPA: A PERSONALIZAÇÃO DO SEXO

4.1- Nessa etapa o sexo se manifesta de diversas formas: em fotografias, no cinema, na televisão e, principalmente, na Internet. Na literatura, na moda e nos costumes, seja o sexo está sempre em primeiro plano.
 4.2- Um movimento de caráter eugênico, dirigido por médicos e eugenistas, defendia a volta do homem ao seu estado primitivo, surgem às colônias nudistas.
4.3-A literatura da época se situada sobre a sexualidade e a educação sexual.
4.4- A exploração direta do sexo como produto de comercialização é feita por meio de fotografias, websites, filmes, revistas e livros de caráter explicitamente erótico ou pornográfico.


4.5- A prostituição era um aspecto característico nessa época. Mesmo sendo proibida em alguns países, era praticada tanto na alta sociedade como na população de menor poder aquisitivo.
4.6- O homossexualismo masculino e feminino é aceito. Os mesmos contraem direitos de cidadania reconhecida pública e religiosamente.  Reconhecendo que a sexualidade não é apenas uma dimensão individual da pessoa, mas também uma dimensão social.






Nenhum comentário:

Postar um comentário