domingo, 20 de janeiro de 2013




Baseado no texto OBJETIVOS E CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL, DE ACORDO COM AS FASES DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL formule um objetivo relativo a cada um dos sete conteúdos relacionados, mostrando como desenvolvê-lo na escola através de atividades na sala de aula ou extracurriculares.

CONTEÚDOS, OBJETIVOS E DESENVOLVIMENTO (ATIVIDADE).

1. Conteúdo: Identidade sexual, figura corporal e gênero.
Objetivos:
o   Perceber o seu corpo e poder reproduzir sua imagem corporal;
o   Respeitar as diferenças existentes no grupo e assim construir uma identidade corporal pessoal e coletiva.
Desenvolvimento (atividade):
O professor iniciará a aula conversando com os alunos (roda inicial) sobre suas características (cor, peso, altura, etc.), sobre as características de suas famílias e com quem têm semelhanças.  Na sequência, mobilizará os alunos a se desenharem em folhas de papel (cartazes), com giz de cera, podendo usar também material concreto como boneco, gravuras para possibilitar ao aluno conhecer cada parte do seu corpo.
2. Conteúdo: Vínculos afetivos e família.
Objetivos:
o   Enfatizar a importância da afetividade no vinculo familiar;
o   Reconhecer que a família não se forma por acaso, mas por compromissos, necessidades e afinidades de seus integrantes e entende-la não como um grupo consanguíneo, mas também como a reunião de pessoas que compõem conviver juntas.
Desenvolvimento (atividade):
 - Exposição dialogada: Falar sobre a importância da família e os laços afetivos.
- Promover atividades que envolva a família como fazer visita ao parque, bosque, passeios ecológicos entre outros.
3. Conteúdo: Amigos e companheiros
Objetivos:
o   Valorizar e incentivar as relações entre as amizades;
o   Compreender que a amizade é um laço de amor, sinceridade, respeito e de companheirismo.
Desenvolvimento (atividade):
Motivação:
- Ao som da musica “Amigos pra sempre” pedir que todos se levantem e caminhem pela sala cumprimentando-se uns aos outros, apertando as mãos, abraçando com alegria, perguntando: Qual é o seu nome? Quantos anos você tem? Onde você mora? Onde você estuda? O que você gosta de fazer? De que você gosta de brincar ou fazer?
O Professor depois deve verificar se elas sabem as informações do coleguinha ao lado. Caso não incentive a buscar estas informações. Gancho: E aí? Gostaram de fazer novos amigos? Pois é! É sobre isso que falaremos hoje! (Colar um cartaz com título: “Amigos”). 
- Promover trabalhos interativos, como oficinas pedagógicas, trabalhos em grupos.

4. Conteúdo: Nossa origem
Objetivo:
o   Descrever o processo de formação e desenvolvimento dos bebês;
o   Levar a criança a valorizar sua origem e conhecer sua historia e a si mesmo;
Desenvolvimento (atividade):
- Aula expositiva dialogada
- Uso de data show com imagens do nascimento até a idade adulta

5. Conteúdo: A linguagem
Objetivo:
o   Identificar as partes que compõem o corpo e suas funções;
o   Desenvolver, com os movimentos, a coordenação motora e a destreza no uso das partes do corpo.
Desenvolvimento (atividade):
- Iniciar a aula abordando o tema gerador, por meio da roda de conversas;
- Construir um boneco e nomear as partes do corpo;
- Desenhar o contorno do corpo de um menino e de uma menina em papel grande. Trabalhar as diferenças entre menino e menina.
- Promover pesquisas sobre as partes do corpo no vocabulário popular.

6. Conteúdo: Abusos sexuais
Objetivo:
o   Conscientizar as pessoas no combate ao abuso sexual;
o   Despertar na criança o desejo de lutar pelos seus direitos, ou pelos direitos de alguns amigos que sofrem algum abuso sexual;
o   Conhecer casos reais de abuso sexual;
Desenvolvimento (atividade):
- Aula expositiva dialogada
- Promover palestras
- Promover caminhada com distribuição de panfletos.

7. Conteúdo: Doenças sexualmente transmissíveis
Objetivo:
o   Alertar sobre as doenças sexualmente transmissíveis;
o   Conscientizar sobre os sintomas de algumas DSTs;
o   Estimular a busca de informações diferenciadas, como textos, imagens, dados estatísticos, etc.

Desenvolvimento (atividade):
Para essa atividade o professor vai pedir aos alunos que tragam 2 cartolinas para cada 6 grupos de alunos, canetas, lápis de cor, pesquisa realizada pelo aluno.
1) Inicialmente o professor colocará a sigla DST ocupando grande parte da lousa, dizendo que será o assunto a ser estudado. Em seguida, perguntará aos alunos qual o significado da sigla, escrevendo-o.
2) Perguntar aos alunos quais DSTs conhecem, elencando-as na lousa.
3) Nesse momento o professor deverá priorizar algumas DSTs, para que os alunos aprofundem seu conhecimento, e solicitará que tragam para a próxima aula os materiais citados acima.
4) Divida a sala em 2 ou 3 grupos, com 10 alunos, aproximadamente, em cada um.
5) Na aula seguinte, entregue duas cartolinas a cada grupo e peça que colem uma à outra. Depois, devem organizar as informações que trouxeram (textos, fotos, dados estatísticos, regiões mais atingidas no Brasil e/ou mundo, etc.).
O professor deve orientar os grupos no sentido de que priorizem algumas informações, tais como: agente causador da doença e seu nome científico, sintomas, imagens representando alguns sintomas, possíveis tratamentos, prevenção.
6) Cada grupo deverá finalizar seu cartaz; em seguida, todas as produções serão unidas, formando um cartaz coletivo que será fixado na sala ou no corredor da escola.
Podendo após a aula os alunos confeccionar panfletos e distribuir nas escolas Panfletos educativos.

Portanto, mostramos como podemos desenvolver esses conteúdos na escola através de atividades na sala de aula ou extracurriculares. Os conteúdos de orientação sexual podem e devem ser abordados desde as primeiras series e o nível de profundidade deve ser compatível com as etapas de desenvolvimentos. Pois hoje apresentado à escola uma ferramenta que, em seu uso leva os alunos para ao aprendizado de reflexão, não de maneira empírica, pois o aluno pode reavaliar por si várias situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário