domingo, 20 de janeiro de 2013


CONCEPÇÃO DE SEXO NA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
Faça uma pesquisa acerca da chamada revolução sexual dos Anos 60. O resultado poderá ser apresentado através de resumos de livros, pesquisas online, incluindo vídeos e filmes.
PESQUISA
ANOS 60: A REVOLUÇÃO SEXUAL
Fagundes nos diz que “É preciso criar oportunidades para que as pessoas reflitam sobre suas ideias, sentimentos e conflitos na área da sexualidade e envolvam a totalidade do seu ser na reinterpretação e reconstrução da realidade”.
Os anos 60 foram considerados como anos rebeldes com muito sexo e rock roll, ou seja, foram anos muito mais que rebeldes ou dourados, foram revolucionários.
Foram anos de muita agitação de muitas revoluções, como a revolução sexual foi uma delas, anos de pura liberdade da descoberta da pílula anticoncepcional que deu uma libertação as mulheres.
Amo de intensificação da guerra fira entre os estados Unidos e a Rússia. Da corrida Armamentista, da chegada do homem a lua, que se concretizou a corrida espacial, onde os Estados Unidos brigava com a Rússia pra ver quem conseguia chegar primeiro ao solo lunar. Também foram anos em que as mulheres queimaram sutiã em praça pública e o movimento hippie.
No Brasil é considerado o maior marco da historia dos anos 60 o golpe militar que tomaram o poder, o chamado regime militar, anos de ditadura e de censura, o mundo vive um momento conservador, mas os ideais esquerdistas e anarquistas fazem a cabeça dos jovens do mundo todo. O Muro de Berlim é construído em 1961. Em 1964, começa a ditadura militar no Brasil, que dura por 21 anos. O ano mais agitado é 1968, com o emblemático mês de maio, das barricadas e greves estudantis. O líder Martin Luther King é assassinado. Houve certa movimentação cultural com a jovem guarda, uma efervescência musical, anos dos festivais de M P B e o tropicalismo.
Comida e bebida: Os refrigerantes se tornam populares. São dessa época aquelas famosas propagandas da Coca-Cola e o slogan 'Isso é que é, Coca-Cola!' É criado o forno de microondas e os alimentos congelados reinam. Os drinques favoritos eram Cuba Libre (Coca-Cola com uma dose de rum) e Hi-Fi (refrigerante de laranja com uma dose de vodca).
Com isso surge o marco das drogas: A contracultura faz crescer o consumo de LSD e maconha. Ao mesmo tempo, a descoberta dos efeitos nocivos do cigarro, como o câncer de pulmão, dá início à campanha antitabagismo. O sexo é visto como o amor livre pregado pelos hippies, somado à descoberta na década anterior da pílula anticoncepcional, causa uma revolução sexual. Para completar, a psicanálise propunha uma teoria de que alguns problemas psicológicos estariam relacionados à repressão sexual.
A moda e vista como: O biquíni explode nas praias cariocas e o presidente Jânio Quadros proíbe o uso da peça. O visual dos meninos é inspirado em astros do cinema como James Dean e Marlon Brando, com jaqueta de couro, topete e jeans. O feminismo ganha espaço e as meninas começam a usar calças cigarette.
Na época a frase mais usada era: 'É proibido proibir', um dos slogans de 68. Em 1969, ocorre o festival de música Woodstock, nos Estados Unidos, máxima representação do movimento hippie e da contracultura. No Brasil, a tropicália rompe com o nacionalismo e propõe a mistura da cultura brasileira a elementos estrangeiros, como forma de criticar a ditadura.
As gírias dos anos 60 mais usadas seriam: 'É uma brasa, mora!', fossa, gamar, pé-de-chinelo, 'pode vir quente que eu estou fervendo', 'pra frente', quadrado. Os ídolos que marcaram a década de 60 foram: Beatles, Che Guevara, Mao Tsé-Tung. Com isso a ciência começa as pesquisas com transplante de órgãos.
Sabemos que é de suma importância registrar essas mudanças, pois se trata de acontecimentos que marcaram essa época, e vala a pena relembrar sempre.

REFERENCIAS:
FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira. Educação sexual, construindo uma nova realidade. Salvador, Instituto de Biologia da UFB, 1995.
SITES DE AJUDA DISPONÍVEIS EM:
<http://almanaque.folha.uol.com.br/anos60.htm> Acesso em 28/08/2012.
<http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1960> Acesso em 28/08/2012.
<http://www.webartigos.com/artigos/educacao-sexual-sexualidade-antes-e-depois/1489/#ixzz24rVjsknI> Acesso em 28/08/2012.
<http://pt.shvoong.com/books/1646346-d%C3%A9cada-60-rebeldia-contesta%C3%A7%C3%A3o-repress%C3%A3o/#ixzz24siVcP00> Acesso em 28/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário