quarta-feira, 2 de maio de 2012


Na perspectiva de Senge, a aprendizagem humana é construída ao longo da vida sendo, pois decorrente de cinco pressupostos básicos. De que modo, a sua prática educativa cotidiana tem refletido o pensamento do autor na construção do conhecimento?
Segundo Peter Senge a aprendizagem organizacional divide-se em Cinco Disciplinas: Modelos Mentais, Domínio Pessoal, Visão Compartilhada, Trabalho em Equipe e Pensamento Sistêmico.
Depois de compreender melhor as 5 Disciplinas de Senge, podemos perceber o quanto é importante aplicá-las e principalmente o quanto é fundamental que todas funcionem em conjunto para alcançar o melhor resultado no processo. Além disso, as disciplina ajuda a criar critérios, ou seja, deve-se ampliar o conceito e identificar a importância que se faz na aplicação das disciplinas em qualquer Organização. Vejam uma breve descrição de cada uma delas:
Os modelos mentais - são pensamentos e visões que guiam as atitudes e percepções dos indivíduos sobre o mundo, com processo continuo e ampliado de acordo com a experiência de cada indivíduo, com os desafios e suposições de um mundo cheio de oportunidades.
O domínio pessoal - mostra como o individuo consegue identificar suas capacidades e limitações e assim tendo uma visão clara dos fatos e conquistar decisões. Pois interfere na forma como o individuo se vê.
A visão compartilhada - ela disponibiliza cenários de aprendizagem para que seja compartilhada a visão, sendo direcionados pelos altos níveis hierárquicos (cúpula), havendo um alinhamento referente a cultura, valores , missão para que os indíviduos possam entender os propósitos organizacionais.
A aprendizagem em equipe - é necessária possuir diálogos entre os indivíduos, para assim desenvolver a aprendizagem organizacional para que o ambiente de trabalho alcance seus objetivos.
 Pensamento sistemático - Este pensamento tem uma visão total da organização, onde consegue analisar e entender seus processos, e todo trabalho feito individualmente, afeta o trabalho executado de todos os outros indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário