sexta-feira, 19 de julho de 2013

Os conceitos de Saúde reprodutiva e Saúde. Qual a relação entre ambos?
Ao ler vários textos entendo por   Saúde Reprodutiva aquela que nos permite estar bem, se sentir bem com a nosso sistema reprodutor, ou seja, que possamos desfrutar de uma vida sexual boa, segura e livre para as nossas escolas.   Saúde é estar bem em todos os sentidos da vida, com uma auto-estima elevada, e não só a ausência de doenças. Ambas têm uma inter-relação em seus aspectos culturais, políticos, éticos e legais.

Como a descoberta dos agentes causadores de algumas doença impactaram sobre a forma como estas eram vistas e entendidas?
Sim, antigamente as pessoas não tinham respostas para muitas doenças e com o passar do tempo às novas tecnologias foram dando essas respostas e os impactos surgiram junto com o preconceito.
Exemplo disso foi a descoberta da AIDS, quem leu os livros, “AIDS, religiosidade e qualidade de vida: um olhar sobre as gestantes atendidas em um hospital público de João Pessoa” e o livro “Qualidade de vida e bem-estar espiritual em pessoas vivendo com HIV/AIDS”. Sabem muito bem os impactos que essa doença causou nos anos 80 e a falta de informação perante a sociedade que a cada dia tentava buscar um entendimento para tudo que estava surgindo na época, e que ninguém sabia explicar, pois até hoje muita gente é vitima. E os preconceituosos se apegaram ao fato da doença ter sido detectada inicialmente na comunidade homossexual como a peça que faltava para que o quebra-cabeça da condenação se completasse: a Aids foi taxada de castigo divino aos gays e seus hábitos sexuais promíscuos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário