quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dialogicidade no Ensino a Distância, para melhor entendimento e fixação do assunto.

I – Dialogicidade no Ensino a Distância, para melhor entendimento e fixação do assunto.

1. Quais os atores envolvidos no processo de mediação na Educação a Distancia?
Alunos e professor, Tutor/Instrutor

2. Qual a importância do diálogo para o processo de ensino aprendizagem?
O diálogo é muito importante no ensino aprendizado, pelo fato dos discentes terem a liberdade de realizarem comunicações, facilitando a construção do próprio entendimento, ou seja, ambos possuem liberdade de expressão facilitando assim, a troca de informações através da interação realizada ao longo do processo de ensino aprendizado.

3. Cite os mecanismos de controle da Dialogicidade no ensino a Distancia.
A Dialogicidade no ensino a Distância se realiza por meios de comunicações como o rádio, televisão aberta, televisão corporativa (vídeos pré-pagos) por CD ou DVD, por e-learning, e mais recentemente, por videoconferência via internet e via satélite.
4. Redija um texto sobre o que você entendeu a respeito da Dialogicidade na educação.
A Dialogicidade é muito importante e necessária para educação. Pois são através da mesma que se dar início as buscas pelas informações sem que haja interferências, mas sim a liberdade de reflexão e expressão com objetivo de adquirir novos conhecimentos, como também passar novos conhecimentos por meio da interação entre mediadores pedagógicos e discentes.
Podemos dizer que Dialogicidade é mais que conversa, constitui-se como inseparável da curiosidade, Segundo Freire:

“O diálogo é este encontro dos homens, imediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se esgotando, portanto, na relação eu-tu. Esta é a razão por que não é possível o diálogo entre os que querem a pronúncia do mundo e os que não querem; entre os que negam aos demais o direito de dizer a palavra e os que se acham negados deste direito”.

No entanto, há um amplo aprimoramento educacional considerado constante, a exemplo do ensino a Distância, a mesma tem como função garantir a todos um ensino com de posicionamento, de expressão, ou seja, um crescer pedagógico com prioridade de aprender a respeitar as maneiras de se posicionar. Contudo agir com intencionalidade transformadora, sem imposições do educador sobre o educando.
            Portanto, seja no ensino a Distância ou não, a Dialogicidade tem objetivo de chegar a atingir um aprendizado eficaz, por meio de diversas ferramentas.

Site: (Citação)
bad879e8d37e495bf4c18d9720689fb2.pdf> Acesso em 16/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário