terça-feira, 20 de maio de 2014

Resumo Teoria Antropológica



Claude Lévi-Strauss


O estruturalismo - Lévi-Strauss e a antropologia estrutural (Séc. XX – anos 40).


Claude Lévi-Strauss Antropólogo francês, nascido na Bruxelas (Bélgica), tinha seus estudos baseados nas relações, na linguagem social de cada grupo, sempre explorar as culturas, procurava trabalhar as ciências humanas em nosso século, com muito entusiasmo valorizava as histórias das tribos, pois estas assumiam papel de matéria- prima antropológica e deu sua contribuição para as teorias marxistas e no campo teórico permitiu a estruturação da realidade com a realidade descritiva.
Lévi-Strauss em seus primeiros trabalhos com os povos indignos mostrou que o estruturalismo é uma modalidade de pensar e um método de analisar prática nas ciências do século XX e em especial nas áreas das humanas, e indaga que o ser humano é considerado como comportamentos de um conjunto de reações, e não individualmente e assim visa entender a realidade social através das relações e inter-relações estruturadas.
O seu maior objetivo era provar que a estrutura dos mitos era idêntica em qualquer canto da terra, pois o confirmava que a estrutura mental da humanidade é a mesma, independentemente de raça, clima ou religião adotada ou praticada. Em contrapartida ele separou as sociedades humanas em frias e quentes formando o seguinte: Nas sociedades “frias” (primitivas) encontra-se fora da história e orientando-se pelo modo fabuloso de pensar e que esse mito é defendido como maquinas suspensas do tempo. Já nas sociedades consideradas “quentes” (Civilizadas) movendo-se dentro da história em processo de constante transformação tecnológicas.
Portanto, pode-se dizer, por meio dessa breve discussão, que na análise Lévi-Strauss a abordagem estruturalista é a síntese da Escola Clássica, que defende a organização formal e o Movimento da Escola de Relações Humanas. E que as estruturas fundamentais que instauram a vida em sociedade são o sistema de línguas e de parentesco, vistas em uma realidade afastada e uma estrutura subjacente (sistêmica). A estrutura não possui sujeito, a ação estrutural é sujeitada. Essa linha de pensamento passa a ser denominada como Estruturalismo de Modelos Clássicos.
Principais Obras de Claude Lévi-Strauss:
• Família e vida social dos índios Nambikwara (La vie familiale et sociale des indiens Nambikwara) – 1948
• As estruturas elementares do parentesco – 1949 – O primeiro livro do autor, fruto de sua tese de mestrado (Editora Vozes).
• Antropologia Estrutural – 1963 e 1973 (2 volumes) – De 1958, traz os elementos para a renovação do método antropológico (Cosac Naify).
• O cru e o cozido – 1964.